sexta-feira, 29 de novembro de 2013

História do blog Viver

Estou relembrando hoje a história do blog Viver, porque é aniversário do blog exatamente neste dia.
O Viver começou em novembro de 2009, comentando eventos cotidianos e vivências religiosas e começou num outro endereço (http://celina-vivercelina.blogspot.com). Depois de dois anos, o email associado a essa conta foi bloqueado por algum motivo e, temerosa de perder o blog, fiz a migração para este endereço aqui - viver-celina.blogspot.com, deixando  o outro blog paralisado. Neste ano, consegui modificar o email associado a esse primitivo blog e passei a postar lá sobre lugares que visitamos em família, com o título novo Viajando em família.
Foi comemorando esse aniversário que postei alguns artigos ligando os dois blogs durante este mês.
Somando os dois blogs - este e o Viajando (...), tivemos aproximadamente 55 mil visitas nos quatro anos.
Não são muitas visitas mas há um número de visitantes fiéis, entre os quais algumas amigas blogueiras que sempre comentam aqui. 
A todos vocês, leitores, meu muito obrigada neste mês de aniversário. Vamos continuar cultivando a amizade.
E você, leitor, que nunca comentou aqui, pode se juntar a nosso círculo. 




domingo, 24 de novembro de 2013

Festival de música sacra

Todos os anos nesta época realiza-se um festival de música sacra na minha igreja.
Neste ano o tema é "Teu santo nome", relembrando música do compositor Felipe Valente, que é cantada pela congregação como música tema.
A novidade é a ornamentação. Como estamos estudando neste trimestre o santuário na escola bíblica que temos todos os sábados, a ornamentação lembra esse tema. 
A propósito, o santuário é o lugar onde Deus se encontra com seu povo e um dia vamos encontrar-nos com Ele no Céu, que é o verdadeiro santuário. Nesta terra, antes da vinda de Cristo ao mundo, Deus deu ordem de que fosse construído um santuário, com um lugar chamado Santíssimo, onde ficava a arca com os mandamentos, e ali se manifestava a presença de Deus. Esse lugar era visitado apenas uma vez no ano pelo Sumo Sacerdote, que representava Cristo intercedendo pelos pecados do povo.
No lugar onde normalmente oficiava o sacerdote durante todo o ano, havia móveis e objetos que representavam Jesus também, como o candelabro - pois Jesus é a Luz do Mundo e os pães da proposição sobre uma mesa - pois Jesus é o Pão da Vida.
Fora da tenda onde ficavam Santo e Santíssimo, havia um altar onde eram sacrificados animais, lembrando também o sacrifício de Cristo e uma pia para purificação do sacerdote, que representava também Jesus - a Água da Vida.
Em síntese, o santuário é um lugar para encontro com Deus e onde Jesus deve ser o centro.
Com o intuito de propiciar esse encontro, houve música sacra e ouvimos mensagens sobre a Palavra de Deus neste fim de semana. Que Cristo tenha um lugar central em nossas vidas sempre!













sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Passeio de metrô no feriado

Saí hoje de manhã com o Cláudio para visitar uma exposição numa das estações do metrô. Não achamos a exposição - vamos tentar de novo outro dia - mas fizemos um ótimo passeio.
Na região em que moramos não há serviço de metrô. A linha que existe une as regiões de Ceilândia, Samambaia, Taguatinga e Águas Claras à área central de Brasília. Assim, eu só tinha usado o metrô há mais de 15 anos, na época em que foi criado.
Deixamos o carro estacionado junto a uma estação próxima a um shopping e também à rodoviária interestadual e fomos até a estação em que julgávamos estar a exposição. Depois descemos em outras estações e também não achamos o que procurávamos.
Aproveitei para obter algumas fotos do metrô. De volta ao estacionamento, resolvemos seguir a pé por uma passarela que levava ao shopping. Circulamos algum tempo entre as lojas e vimos a ornamentação de Natal.
Há uma imensa árvore bem no centro do shopping. Inúmeras figuras a ornamentam, como esquilos, Papai Noel - muitos papais noéis - ursos que tocam. Todas as pessoas olhavam e fotografavam.
Procurei então um presépio. Enfim, Natal deve ter um presépio. Achei; estava do outro lado. Fiz a volta e fotografei. 
Algumas pessoas tiravam fotos também ali. 
Aproveito para lembrar que nosso Natal deve ter, ao contrário da ornamentação, a figura de Jesus no centro de tudo.
No final deste ano, já pensando no Natal, vamos pensar também em Jesus como a figura central de nossas vidas. 



domingo, 10 de novembro de 2013

Visitando uma cidade maravilhosa

Neste mês, estou ligando posts deste blog - Viver - e do blog Viajando em família.

Estamos em novembro e recordei a viagem que fizemos neste mesmo mês, há dois anos atrás, quando levamos nosso neto para conhecer outra cidade. Isso foi lembrado neste blog :

"Choveu em boa parte do Brasil no último fim de semana e queríamos passear na beira da praia, mas a chuva nos impedia. O rapaz percebeu isso diretamente do outro lado da rua, isto é, no calçadão perto do mar e veio até nós, oferecendo guarda-chuvas para comprar. " (http://viver-celina.blogspot.com.br/2011/11/o-vendedor-de-guarda-chuvas.html)

Recentemente descrevi no Viajando em família essa viagem ao Rio de Janeiro. Veja:

"Cidade maravilhosa - assim é chamado o Rio de Janeiro.
Há dois anos atrás, por esta época, fomos visitar o Rio de Janeiro, quando nosso neto completou quinze anos e pediu para conhecer aquela cidade. Embora tenha sido fácil adquirir uma passagem com apenas quinze dias de antecedência, marcar hotel foi difícil e aconselho quem pretender ir ao Rio que reserve o hotel alguns meses antes.
Ficamos encantados com as belas paisagens da Baía de Guanabara e andamos de táxi vendo o Parque do Flamengo, Gávea, Copacabana, Leblon e Jardim Botânico. Meu neto realizou-se por visitar a sede do clube do Flamengo, do qual é fã. Até mesmo tiramos foto dele na célebre mesa da sala de entrevistas." (http://www.celina-vivercelina.blogspot.com.br/2013/08/cidade-maravilhosa.html)





quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Minha cidade natal

Catedral Metropolitana - Porto Alegre


Lembram de quando falei no mês da criança sobre minha infância?

"Neste mês da criança, vou recordar primeiro do meu tempo de criança.
(...)
Dos passeios de carro para visitar essa tia e para ir a outros lugares mesmo em Porto Alegre.
De nossos passeios com os pais ao Parque Farroupilha, um dos locais que mais aprecio na minha cidade natal, geralmente no sábado à tarde."


Para conhecer um pouco de minha cidade natal, vamos hoje ler 
um post lá no Viajando em família? 

O artigo está aqui: Porto Alegre para turistas


 Caminhada na orla do Lago Guaíba - Gasômetro