quinta-feira, 30 de julho de 2015

Entrevista em 2015

Prometi há poucas semanas publicar uma entrevista análoga à que realizei em 2010 sobre a reunião geral da igreja adventista, denominada Conferência Geral. A reunião daquele ano ocorreu em Atlanta. Esta última Conferência ocorreu em San Antonio, Texas. Entrevistei agora o Lucas Machado, que conheço de Brasília e está estudando nos Estados Unidos. Através de fotos em rede social, tomei conhecimento de que se achava presente àquela reunião mundial.



Viver - Conheço você de Brasília, Lucas, e sei que está estudando nos Estados Unidos. Em que Universidade estuda, em que cidade e estado se situa  e qual seu curso?

Lucas - Estou em Auburn University, que leva o nome da Cidade, Auburn, no estado do Alabama. Meu curso e Engenharia Mecânica  

Viver -  Qual a distância aproximada de sua Universidade para a cidade de San Antonio, no Texas, onde se realizou a Conferência? Que estados precisou atravessar?

Lucas - A distância de Auburn-AL à San Antonio-TX é de aproximadamente 1280km. Eu e mais um amigo dirigimos até lá e para isso atravessamos os estados do Alabama, Mississipi, Louisiana e uma boa parte do estado do Texas. 

Viver -  O que o levou a participar do evento? Há colegas adventistas que o acompanharam na viagem?

Lucas - A oportunidade de estar aqui nos EUA no mesmo período de uma conferência geral da nossa igreja é algo que me motivou bastante. Como nunca havia estado em uma CG antes, gostaria de vivenciar a experiência de estar em contato com diversas culturas e representantes de todos os países onde a igreja está presente, que totalizam 226. Além disso pude ter uma ampla visão dos projetos missionários e a forma como são realizados em diferentes localidades.

Viver -  Você era delegado de alguma igreja ou apenas visitante?

Lucas - Apenas visitante 

Viver - Se era visitante, nessa condição é possível assistir aos debates? 

Lucas - Sim, as explanações e decisões eram feitas de modo que todos pudessem assistir. 

Viver - Que debates teve ocasião de assistir? O que achou mais importante na Conferência sobre as conclusões divulgadas quanto às doutrinas da igreja?

Lucas - Eu cheguei ao local da CG na quinta feira que antecedia o término do programa. Portanto não priorizei assistir aos últimos debates, mas estar em contato os irmãos das diferentes partes do mundo, no centro de convenções onde haviam várias exposições. 



Viver  - Aqui no Brasil foi possível assistir às reuniões do último sábado via internet e TV Novo Tempo (Hope Channel nos Estados Unidos). Você assistiu às reuniões dos dois sábados na Conferência? Neste último sábado, o que mais apreciou?

Lucas - Só estive lá para o último sábado, que foi realmente uma apresentação incrível, contando com uma ótima mensagem do pastor Ted Wilson e apresentação de orquestra e corais que atuaram excelentemente em Louvor ao nosso Deus!

Viver - Tem fotos  do evento que possa compartilhar conosco? Fale rapidamente sobre o que representam.









9 - E no caminho entre sua Universidade e San Antonio, que sediou a conferência, o que viu de interessante? Tem alguma foto que possa nos mostrar desse trajeto?

Sim, algumas construções bem interessantes. Pontes, indústrias, prédios. Alguns rios enormes também! De forma geral, a paisagem era uniforme. Somente aquele verde estendendo além do horizonte. 







Viver - Só nos resta agradecer ao Lucas a entrevista e as fotos que gentilmente nos cedeu. 

quinta-feira, 23 de julho de 2015

26 de julho - Dia dos Avós

Gosto desta data: 26 de julho - Dia dos avós. Temos oito netos e, embora nem sempre tenha a companhia deles, amo muito a todos. Atualmente apenas dois netos residem na cidade em que moro - Brasília, um deles, nosso neto mais velho,  residindo conosco.
Acredito que o mandamento "Honra a teu pai e tua mãe para que se prolonguem teus dias na aterra que o Senhor teu Deus te dá." (Êxodo 20) estende-se aos avós. Pai e mãe devem passar aos filhos esse valor - a honra devida aos pais, exatamente mostrando como honram a seus próprios pais e honrar pai e mãe inclui visitá-los na companhia dos filhos, que também são netos.
A comemoração no dia 26 de julho no Brasil e em Portugal dessa data de homenagem aos avós deve-se à associação com o Dia de Santa Ana de de São Joaquim, conforme a tradição avós de Jesus, pais de Maria.
Como não devo estar na cidade no dia 26 , e nem o meu neto Lucas, antecipamos a comemoração para domingo passado e fizemos em família um passeio ao parque Olhos d'Água com a Giovanna, filha de meu filho Moisés e da Renatta, sua esposa. Eles tiveram a boa ideia de trazer um velocípede e assim ela pôde percorrer confortavelmente a pista em volta do Parque, que fica na Asa Norte, um dos bairros centrais de Brasília.
Giovanna conheceu também o parquinho infantil, embora não tenha ficado muito a vontade com os brinquedos, mas os pais e o primo a ajudaram a experimentar o balanço e o escorregador.
Foi um dia agradável na companhia dessa família, que nos homenageou com sua presença o dia todo.
Giovanna pediu, como sempre faz, para tocar o teclado, que fica na minha sala. Quem sabe ela seja no futuro uma boa musicista.
Ficamos felizes em contar com esses dois netos em nossa confraternização, lembrando o Dia dos avós.
Esperamos ainda numa próxima oportunidade podermos estar com nossos outros netos, que amamos muito, da mesma forma.
















terça-feira, 14 de julho de 2015

San Antonio em minha casa

Houve um evento da minha igreja na cidade de San Antonio, Texas - a Conferência Geral, que se repete a cada 5 anos, com a reunião de delegados de todo o mundo.
Na última conferência, minha irmã esteve presente, pois o esposo dela era delegado e a família o acompanhou. Naquela ocasião, eu a entrevistei, conforme já publiquei aqui. Desta vez, não havia ninguém muito próximo no evento e eu estava procurando alguém de Brasília para entrevistar, quando fiquei sabendo que as reuniões do último sábado (ontem) seriam transmitidas pela TV e pela internet. É claro que tive o prazer de assisti-las. Já consegui alguém para entrevistar mas vou mostrar o que pude presenciar, mesmo à distância.
Pude presenciar, muita música, inclusive louvor congregacional impressionante, conduzido por uma enérgica líder de louvor, entrevistas, estudo da Bíblia e um belo sermão, conforme mostrei no outro blog (Evento em San Antonio - Texas ).




                                                                  Solo - Pai Nosso
Leitura bíblica compartilhada - em vários idiomas
 
                                 Louvor congregacional







                                                                Grande coral e orquestra


Além das fotos que consegui, via televisão Novo Tempo (nos Estados Unidos, Hope Channel), minha irmã mandou mais alguma, mostrando corais com roupas típicas, que se apresentaram um pouco antes que eu começasse a assistir à programação.


Por último, à tarde, já em minha igreja, tive a oportunidade de presenciar uma vídeo conferência em que foi entrevistado por um jovem líder local exatamente à minha frente um pastor em San Antonio, o qual foi eleito para participar da área de comunicação na direção mundial da igreja a partir de agora e que trabalhava anteriormente aqui na América do Sul, sendo membro da mesma igreja em que assisto.
Esse pastor falou de algumas decisões da reunião mundial, sobre uma escrita mais clara a respeito de nossa compreensão sobre o criacionismo e também sobre a família e deliberações sobre a manutenção de decisões centralizadas sobre a ordenação de pastoras.
Pensei em como evoluiu a tecnologia nos últimos decênios, a ponto de podermos assistir a um evento mundial de uma organização religiosa na nossa sala de estar e de presenciarmos uma entrevista realizada com um pastor a milhares de quilômetros de distância diretamente do auditório de nossa igreja. 
Assim, com tanta facilidade, também pode ser semeada a Palavra de Deus ao redor do mundo.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Meu dia de aniversário

Ultimamente tenho planejado meu dia de aniversário, de forma que sejam dias agradáveis passados junto à família.
No último ano, planejei até uma pequena viagem de um dia, visitando um parque temático mais ou menos próximo.
Este ano, estou planejando um passeio tranquilo na minha própria cidade, isto é, aqui em Brasília.
Penso em ir a um parque com meu esposo e meu neto, fazer uma caminhada junto à natureza  e depois almoçar junto com eles num lugar simples.
Estou escrevendo já próximo ao dia 10 de julho, mas devo publicar este post somente no dia 10, e aí completo com as fotos que tirarmos.
O que acho importante no aniversário é agradecer primeiramente a Deus pela vida e então comemorar com as pessoas que passaram mais perto de nós o período de mais um ano.
Louvo a Deus pela minha vida, pelas conquistas desse ano - finalmente voltei a trabalhar numa escola pública, tenho saúde para ser sempre frequente, mudei, consegui logo após uma transferência para perto de minha nova residência, achei lugares lindos para caminhadas também na região onde moro, meu neto também teve conquistas que comemoramos, como o término do ensino médio e aprovação para um curso superior. Houve problemas sérios - embora não me tenham atingido diretamente - mas estão sendo superados, com a ajuda divina. Além de tudo que já citei, encontrei uma igreja nova, onde continuo participando nas atividades de música. Enfim, há muitos motivos para agradecer e os torno também conhecidos de vocês neste post de aniversário.
Termino dizendo que aniversários são ótimas ocasiões para louvar a Deus, lembrando do versículo bíblico: "Em tudo dai graças."