A Páscoa será este ano em abril. Páscoa para nós cristãos é a data em que se relembra a ressurreição de Jesus, após sua crucifixão. É uma data de alegria, porque lembra nova etapa, renascimento, esperança, vida. Neste ano, em que o mundo atravessa tantas dificuldades, a Páscoa torna-se muito significativa. Que o mês nos traga muita fé para enfrentar esses momentos e esperança numa breve cura para o mal que assola a humanidade.
Neste momento, em que há discussões sobre medicamentos que devem ou não ser usados, sempre vale lembrar estes oito remédios naturais que sempre são recomendáveis:
1 - Água - A água é um dos principais remédios que a natureza oferece (inclusive na higienização).
2 - Ar puro - O ar é o segundo dos remédios naturais.
3 - Alimentação saudável - A alimentação é um dos principais remédios naturais.
4 - Exercício.
5 - Repouso.
6 - Temperança.
7 - Luz solar - Mesmo que seja acessada pela janela.
8 - Confiança em Deus - a oração muito pode em seus efeitos.
Em meio à ansiedade gerada pela situação mundial e no país, devido à pandemia, tivemos ontem um momento feliz.
Vocês devem ter ouvido a experiência da Orquestra Sinfônica de Brasília, que gravou a música Heal the world, de Michael Jackson, cuja letra diz, em inglês:
"Heal the world Make it a better place For you and for me And the entire human race…."
O maestro da orquestra da igreja do Gama, de que participamos, é contrabaixista dessa orquestra sinfônica e teve a ideia de tocarmos em conjunto, cada um na sua casa, pois estamos obedecendo à medida de isolamento social, a música religiosa "Oh, que esperança". Meu antigo professor de violino, que se mudou para o norte do país recentemente, onde toca em uma orquestra, também participou do vídeo, tocando e cantando com a família. Alguns membros da igreja, inclusive o querido casal que exerce a liderança pastoral, cantaram a música junto com a orquestra.
Nosso colega instrumentista Athos preparou a edição e todos ficamos muito felizes ao ver o resultado.
Interessante que havíamos combinado de nos reunir exatamente ontem para tocar como um grupo maior na igreja. Não houve reunião, estando as igrejas fechadas no país, com cultos online, mas de alguma forma Deus concedeu que nos reuníssemos para louvá-lo.
Que tenhamos esperança no futuro, na cura do mundo desta pandemia e na cura do mal, através da volta de Cristo, como os cristãos aguardamos.
Continuamos em pausa. Tudo é interrompido aos poucos. Aulas, comércio, bancos, restaurantes. Devemos ficar em casa, procurando evitar que o vírus continue a avançar. É difícil parar, quando nossa vida é sempre tão agitada. Mas vamos manter esse repouso, mesmo com dificuldade. Devemos isso uns aos outros. Tenhamos amor. E vamos ser gratos aos que trabalham pela saúde de todos, pela segurança, alimentação e outras funções essenciais. Ontem houve um momento em que em muitos condomínios, inclusive neste em que moro, as pessoas bateram palmas dedicadas aos profissionais da saúde. Algumas de minhas fotos da semana trazem flores. Elas simbolizam a beleza que ainda podemos contemplar e a esperança de que logo, com fé, tenhamos alegrias e bênçãos a agradecer.
Semana de muitos acontecimentos. Na escola, que foi ornamentada, com participação de professores e alunos, foi comemorado o Dia da Mulher e também a Semana da Educação Inclusiva, com sensibilização dos alunos para a necessidade de se respeitar a todos e conviver bem com as diferenças.
Infelizmente a semana marcou também o registro de novos casos de coronavírus na cidade e a necessidade de medidas para conter o avanço da pandemia. Assim, as escolas estão em recesso, por enquanto antecipando o recesso de julho.
Foi suspenso também um concurso com cinquenta mil candidatos que estava marcado para o próximo domingo.
As igrejas tomam providências para proteger as famílias e algumas suspenderam as reuniões religiosas aqui e no restante do país. Hoje assistimos ao culto pela tv.
As pessoas devem passar mais tempo em casa e se reunir menos.
É tempo de ler, assistir a bons filmes, e, para nós, visitar os blogs.
Também podemos andar e ver a natureza aqui por perto.
Vamos ter cuidado e esperar que esse momento de recolhimento e medidas preventivas passe em pouco tempo.
A propósito do Dia Internacional da Mulher, recebi de uma amiga esta reflexão bíblica: Seja Rute Ofereça fiel amizade dedicaçao e amor ao próximo. Seja Ester Peça ao Pai Sabedoria e coragem para tomar difíceis decisões do dia a dia. Seja Débora Busque estratégias em Deus para vencer as batalhas da vida. Seja Rebeca Espere o melhor do Senhor sendo temente a Ele. Seja Dorcas Doe seu tempo em favor daqueles que necessitam. Seja Ana Persevere em oração e confie nas promessas que o Pai tem para todos que o amam. Mulher inspire-se nas virtudes dessas grandes personagens da Bíblia e receba as bênçãos do Pai.
Comento rapidamente a história de duas dessas mulheres. Rute foi uma moça do povo de Moabe que casou com um hebreu filho de Elimeleque e Noemi na época de uma seca em que a família de Elimeleque refugiou-se naquela terra. Morreram Elimeleque, sogro de Rute, e o marido dela. Assim, ficou viúva junto com a sogra também viúva. Noemi propôs que ela voltasse à casa dos pais, mas ela preferiu voltar à terra de Israel com a sogra, dizendo: "O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus." Rute passou a trabalhar colhendo espigas nos campos, pois os pobres podiam recolher as espigas que caíssem. Por providência divina foi trabalhar no campo de um parente próximo. De acordo com a lei hebraica, um parente deveria casar com ela para constituir herdeiros para a família, já que Rute era viúva. O dono do campo, Boás, negociou com o herdeiro mais próximo e assim casou com Rute, que se tornou uma das ancestrais de Jesus. Rute é símbolo de amizade, por ter acompanhado e apoiado a sogra, Noemi, sendo mais tarde recompensada por Deus.
Ana era uma das duas mulheres de Elcana e era a mais amada, mas não tinha filhos como a outra mulher, que, por isso, a humilhava. A poligamia não era o ideal de Deus mas era praticada na terra de Israel, infelizmente. Indo adorar em Jerusalém, Ana orou no templo fervorosamente pedindo filhos. Prometeu que levaria o filho que gerasse para o serviço na casa de Deus. Foi ouvida em sua prece e levou Samuel para trabalhar no templo. Mais tarde, Samuel tornou-se um grande profeta, que falou com Deus e ungiu o rei Davi. Ana teve mais filhos e filhas e foi feliz em sua vida.
Queridas amigas, desejo a vocês um lindo Dia da Mulher e ofereço essas reflexões a vocês!
Ainda não contei aqui a história de Jack. No início de dezembro, meu neto Lucas, que mora conosco, estava passeando com a namorada quando viu um alarme de superaquecimento no carro. Parou num posto de gasolina e abriu o capô. Para surpresa dele, da namorada e do funcionário do posto, saiu correndo do capô um pequeno gatinho. Felizmente, correu para um matagal, pois a outra alternativa era uma pista movimentadíssima. A namorada de meu neto pediu para que ele o recuperasse para que ela o tratasse. Lucas e o funcionário do posto se embrenharam no mato e conseguiram segurar o gatinho após alguns arranhões. Conseguiu-se uma caixa alta e o bebê gato ali ficou. Compraram ração e o levaram para a casa da namorada (do Lucas). Ali ele ficou alguns dias mas foi expulso pelo pai da moça, por um motivo sensato: eles têm dois cães, que não são amigos de gatos. Assim, Jack chegou aqui em casa, com o bigode queimado de um lado e também uma patinha. Um olhinho parecia inflamado e o pescoço estava sem pelos, como por uma alergia. Localizei um veterinário pela internet e ele tem sido chamado pelo whats app. Indicou medicação para o gatinho e ele recuperou-se. Foi também vacinado. Aprendeu a alimentar-se, primeiramente na seringa, pois tinha sido recentemente desmamado. Diluímos a ração em um pouco de água filtrada. Agora alimenta-se muito bem. Também aprendeu hábitos higiênicos. Gatos são muito asseados e logo se habituam a utilizar uma caixa de "areia" (na realidade um produto industrializado). Só não conseguimos passear com ele. Conforme nossa amiga Verena, que consultei, gatos não gostam muito de coleira. Mas Jack passeia na janela, onde teve de ser colocada uma tela protetora externa. Isso me deixa um pouco ansiosa, pois moramos no 5º andar, mas ele ama sair por uma janela e entrar por outra. Já tive muitos animais, inclusive a Zoraia, cuja história contei em versos, numa brincadeira da Chica, mas num apartamento é a primeira experiência. Toda a família teve de adaptar-se. À noite não entramos no "quarto" de Jack (um dos banheiros). De manhã o soltamos e transferimos os recipientes de água e ração para nosso quarto, onde fica durante nossas refeições e preparo da alimentação. No resto do tempo, passeia pela casa, instala-se no sofá ou nas camas. Gosta muito de qualquer objeto que sirva como "brinquedo", como uma florzinha de almofada, um chaveiro de borracha... Animais, como as plantas (que a propósito passaram para cima da estante), são criação de Deus. Cabe a nós cuidá-los e respeitá-los. Bom fim de semana a todos.
Terceiro mês do ano, após o Carnaval e antes da Páscoa, inicia aqui ainda com chuvas. Embora com elas, visitei na última semana a casa de meu filho em Anápolis. São de lá, bem próximas à residência, as paisagens das fotos. Como se trata de um antigo centro de equitação, é possível ver na foto abaixo um cavalo alado - o famoso Pégaso. Março era o mês de aniversário de minha mãe e tem no dia 8 o Dia Internacional da Mulher. Em nossa cidade, o dia lembra a necessidade de alerta contra crimes atingindo o gênero feminino.Desde a infância vale a educação para o respeito mútuo e reconhecimento dos direitos e diferenças individuais. Já no dia 20 de março inicia o outono no hemisfério sul - ainda que sem aquelas lindas paisagens de vários tons de amarelo e marrom que recebemos compartilhadas da Europa ou da América do Norte. É também no mesmo dia o início da primavera para os amigos do hemisfério norte. Tenhamos um ótimo mês de março, na continuação de um ano abençoado, lembrando da próxima comemoração das últimas cenas da vida de Jesus e de sua ressurreição, lembrada na Páscoa.