Brasília é conhecida por ser a sede do governo federal, com o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, a Esplanada dos Ministérios, os Tribunais Superiores, o Congresso Nacional.Porém, além desse lado de Brasília e das regiões urbanas residenciais, há um lado rural na cidade, com atividades agropecuárias.
Morei quatorze anos em uma chácara em Núcleo Rural na região do Gama, o Núcleo Rural Ponte Alta, depois passei a morar na área urbana, porque era difícil a locomoção para eu trabalhar e para levar meu neto à escola.
Recentemente conheci um Núcleo Rural chamado Monjolo, na região do Recanto das Emas, outra região do DF. Ali revi a face rural de Brasília, com muitas áreas de cerrado, riachos, barragens, mata ciliar, campos para agricultura e para pecuária. Recordei ali minha experiência anterior.
É claro que registrei fotos. Meus netos, que estavam em férias por aqui, montaram a cavalo e tentaram pescar (mas não conseguiram peixes). Encontraram algumas crianças que estudam em escolas próximas e conversaram com elas, que também armaram uma pipa para brincarem.
Ao final das férias, uma prima da mãe organizou uma festinha de despedida para as crianças do lugar, com histórias bíblicas e conselhos e brincadeiras. Se Deus permitir, após o semestre os meninos retornarão a essa área verde e ensolarada, cheia de flores, plantas e pequenos novos amigos.