sábado, 30 de setembro de 2023

Outubro


 Neste primeiro dia de outubro, Dia do Idoso, leio e compartilho:

"Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e vigorosos." Salmos 92:14

Acompanho com alegria a evolução das mensagens dos amigos nas diversas redes e vejo que muitos deles apresentam a sabedoria da idade. Parabéns a todos!

Outubro é cheio de datas para comemorar: para mim, o Dia da Criança, o Dia do Professor, o Dia Nacional do Livro e, muito particularmente, aniversários de pessoas queridas aqui na família, formatura programada para o final do mês.

Lindo mês, que seja alegre e cheio de bênçãos!

Estamos a três meses do final do ano. Breve é tempo de se renovarem as confraternizações de Natal e Ano Novo.

O tempo passa, vamos viver cada dia e achar nele o que nos traz de bom, belo e agradável, compartilhando amor, fé, esperança.





domingo, 3 de setembro de 2023

Ipês brancos e amarelos

 Programei uma caminhada hoje por algum local em que houvesse ipês para fotografar. Instalei então um aplicativo preparado exatamente para achar ipês nas cores rosa, amarelo e branco. No momento, é a vez muito célere dos brancos e através do aplicativo "ipês" verifiquei que havia alguns na Avenida L4, também chamada Avenida das Nações.

Verifiquei a distância - 36 km da minha casa (aliás apartamento). Aí achei o trajeto no Google maps e lá fomos (Claudio não muito alegre, pois prefere ver tv aos domingos).

Passando pela Estrada Parque Taguatinga, vi à direita, na altura do Guará, região em que já moramos, alguns ipês brancos e alguns ipês amarelos. Entramos no Guará e estacionamos junto a um prédio. Tivemos ocasião de fotografar alguns ipês amarelos e brancos. Postei algumas fotos no aplicativo. Estão "em análise". Aqui estão algumas fotos das belas árvores que nos encantam e motivam em Brasília. Dá para perceber que o momento delas passa rápido, logo as flores se acumulam na grama.









Estas três fotos seguintes ganhei da querida Anete, de Ciranda de Frases, também aqui de Brasília. Ela estava me mostrando como as flores do ipê branco  e de outra árvore - a cagaiteira - são parecidas. A primeira foto é de um ipê amarelo,  que ainda aparece junto com a florada do ipê branco. Sobre o ipê branco (2a. foto abaixo) e a cagaiteira (3a.) a Anete disse, ao me enviar as fotos: "Alô! Veja a diferença... Uma é Cagaiteira e a outra Ipê-Branco... A folha é que define, no caso... Eita Deus Criativo e Maravilhoso!"


Na segunda-feira tirei ainda algumas fotos de ipês brancos na quadra de minha escola. As flores já estão diminuindo, o chão está cheio de flores,  quase está findando a temporada.






sábado, 2 de setembro de 2023

Brincando com a Chica


A Chica, de Sementes da Chica, nos ofereceu no último post a palavra "bigu", para criar uma frase com sete palavras. 
Não conhecia a palavra e uma amiga me explicou o sentido. "Bigu" é a pessoa que utiliza sem pagar um determinado transporte, ou seja, é o "carona",

Vou contar antes uma pequena história e no final posto a frase.
Há alguns meses uma pessoa de minha família precisava ir a uma entrevista para obter uma vaga de emprego. Meu marido o deixou no local e ele não pareceu preocupado com a forma de ir para casa.
Após a entrevista, o proprietário da empresa resolveu passar em um clube no qual ambos conheciam muitas pessoas e convidou o recém-contratado a ir junto.
Mais tarde, após conversar com alguns amigos, ele resolveu voltar para casa. Um antigo conhecido o deixou de carro próximo ao local em que poderia embarcar num transporte público.
Minutos mais tarde, ele lembrou que não tinha nenhum dinheiro em espécie e que seu celular estava sem bateria. Assim, não poderia pagar a passagem e não tinha como pedir um carro através de aplicativo ou ligar para meu marido ou alguém mais para buscá-lo.

Aí é que chegamos à frase: "Sem dinheiro e sem celular, tornou-se bigu."

Mas, na história, tudo terminou bem: um ônibus deu-lhe carona até a empresa e lá já passou a trabalhar em seguida. Encontra-se trabalhando ali até hoje, bem satisfeito.



 

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Mês da primavera


 Ontem foi o Dia internacional do blog. Em primeiro lugar parabéns a todos que compartilham conosco suas mensagens e seu coração através dos blogs.

E agora, vamos comemorar o início da primavera no hemisfério sul neste mês.

Na escola estamos nos preparando para uma Festa dos biomas, em que os alunos apresentarão stands mostrando a diversidade da natureza no Brasil. Será mostrada dança típica da região nordeste - a quadrilha. Durante os ensaios e nos trajetos vejo como está mudando a natureza em volta da escola e em Brasília.

A grama, que estava seca, está novamente verde. Desabrocham algumas flores. Na cidade, florescem os ipês; em alguns lugares, como aqui no meu condomínio, vejo os ipês rosa e em outras regiões já há notícias dos brancos.

Tenhamos um lindo mês e florida estação aqui e também linda estação lá no hemisfério norte, onde surge o inverno. Nos dois hemisférios teremos a estação do Natal, uma data alegre e esperada para todos nós.

Feliz mês de setembro!