quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Falando com Jack e com Alexia


 Uma das novidades nos anos recentes na minha vida foi admitir um pet no apartamento. Quando morava em chácara, ou numa casa, era comum ter cães e gatos no quintal, que por quinze anos foi bem extenso, com direito a muitas árvores onde os pássaros se alimentavam e se abrigavam e onde os gatinhos podiam subir e se esconder.

Quando mudei para apartamento, deixei os animaizinhos que tinha - Tac e Minizinha - na chácara de uma conhecida, onde ficaram recebendo nossa visita até que se foram.

Foi há quatro anos que meu neto e a namorada dele encontraram Jack, nosso gatinho, no motor do carro e ee está conosco desde então. Já passou por duas mudanças, mas aclimatou-se bem nas residências ao ver que a ração, a água, o sofá continuavam a sua disposição e que nós estávamos ali para acompanhá-lo.

Jack gosta de nos saudar de manhã ou quando passamos algum tempo longe de casa e, se ficamos, um ou dois dias fora, deixando outra pessoa para cuidá-lo, reclama bastante ao voltarmos, pela ausência mais prolongada. Ele no último apartamento gostava de passear no corredor e ir até a porta de uma vizinha onde moravam duas gatinhas siamesas. Aqui buscamos evitar que saia, porque a escada fica próxima à porta e ele pode descer rapidamente e chegar ao térreo por ali. Então a distração dele é tomar sol na janela e olhar a rua. 

Como Jack conhece algumas palavras e ações que precedem nossa saída, precisamos driblá-lo, alternando o uso da porta da sala ou da cozinha e procurando não fazer muito ruído ao abri-las.

Ontem o técnico veio instalar um novo modem para o acesso à internet, acrescentando algumas funções e dando um upgrade nas características do equipamento. Foi então que conheci Alexia. Já havia ouvido falar dela, é verdade.

Assim, a brincadeira de hoje, quando meu filho e família vieram nos visitar, foi falar com Alexia. Descobri que agora, além de driblar o Jack ao sair de casa, precisamos driblar Alexia ao dar um comando de voz. Como o apartamento é pequeno, se o Claudio fala com ela no quarto, ela atende no quarto e na sala. É necessário fechar a porta e moderar o tom de voz. Já comigo, preciso falar bem mais alto que o meu normal para que ela me escute.

Brincadeiras à parte, nossa vida continua mudando ao longo dos anos, com lugares, amizades e tecnologias novas.  A propósito conheci um parque novo aqui perto, um Parque Ecológico com um circuito para caminhada. Há sempre muito para descobrir e aprender. Vamos viver cada dia e agradecer por essas pequenas descobertas e pelo que nos trazem de bom.




































sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Amizade e os magos

 


No dia 6 de janeiro recordamos a  história antiga dos reis do oriente que estudaram as Escrituras e descobriram a profecia sobre a estrela que indicaria o local do nascimento do rei Jesus. 

Os reis viajaram seguindo a estrela, encontraram o Menino Jesus e lhe entregaram presentes. 

Esses presentes auxiliaram o sustento de Maria, José e o Bebê no Egito, onde se refugiaram do rei Herodes.

Hoje recebi mais uma caixinha especial, presente de minha amiga agora revelada, a Gracita. Junto havia um lindo cartão artesanal preparado pela minha amiga. Nele ela escreveu uma mensagem especial. 

São esses gestos gentis que promovem o bem, a concórdia,  a paz.

Que se  multipliquem as belas mensagens, os gestos de amizade. Que reine a harmonia em nossos corações,  que a espalhemos como gotas milagrosas ao nosso redor e para o mundo!

Cartão artesanal que a Gracita 
me mandou

No dia 9 chegou uma lembrança de Guarapari, onde reside Rosélia,  que organizou o Amiga X. Ela agradeceu às participantes com esse brinde.
Agradeço também a todas as amigas que participaram e principalmente às minhas smigas Chica e Gracita. 
Que tenhamos um bom mês de janeiro e ano de 2024, com as bênçãos de Deus!



segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Veja que lindo!

 


Mira, que lindo! ou Veja, que lindo! - frases de turistas num espaço diferente e novo.

Aqui estamos no início de um tempo novo - um novo ano. Olhemos como novidade o que se apresenta para nós e admiremos as oportunidades como novas e motivadoras.

Haverá passeios por lugares onde já passamos, mas podemos observar detalhes novos e interessantes.

Nosso trabalho normalmente é o mesmo, mas ele traz novos desafios a cada dia.

Nossos vizinhos são os mesmos quase sempre. Vamos saudá-los com votos alegres nestes primeiros dias do ano. No meu caso, devo logo conhecer novos vizinhos, porque vou mudar para mais perto da escola em que trabalho. Procuremos achar em cada rosto novo ou antigo um motivo para gentileza.

Como está no card que recebi de minha amiga oculta, "tudo pode ser mais bonito" e assim procuremos encarar no novo ano cada experiência que se apresentar.

Entremos com esperança neste tempo de 2024, que se nos apresenta, agradecendo por podermos iniciá-lo com disposição e alegria.