domingo, 30 de junho de 2013

Projeto Calebe

Meu neto e eu nos entusiasmamos por este projeto nas férias de verão quando ouvimos palestras sobre ele no local em que estávamos hospedados.
Calebe foi um dos doze espias que foram a Canaã quando o povo de Israel se aproximava da terra para avaliarem a possibilidade de conquistá-la. Apenas dois espias acreditaram no projeto. A terra era maravilhosa, tinhas frutos enormes, mas era habitada por homens muito fortes. Calebe e Josué creram que podiam conquistá-la, pois contavam com a ajuda de Deus. Calebe acreditou tanto que sonhou em possuir o terreno na montanha em que subiu para ver a terra. Quarenta anos mais tarde, esse lugar dos seus sonhos foi seu, quando o povo finalmente conquistou a terrra de Canaã.
Essa história está na Bíblia. Devido à coragem, fé, disposição e destemor de Calebe o projeto de trabalho voluntário nas férias para os jovens e adolescentes na minha igreja chama-se Projeto Calebe.
Meu neto resolveu participar e aqui em casa todos nos entusiasmamos com o projeto e com a participação dele.
Ontem foi inaugurada a igreja onde vai funcionar esse projeto agora nas férias de julho. O lugar chama-se condomínio Paraíso. Os jovens devem trabalhar com ações solidárias e também na organização de reuniões religiosas, participando, por exemplo, no louvor e recepção. Também devem ficar alojados no local para se dedicarem integralmente ao trabalho.
Devo estar apresentando mais alguns artigos sobre o assunto neste mês. Assim, ficarão a par do que faz um jovem participante do Projeto Calebe.
Até a próxima postagem.

domingo, 16 de junho de 2013

O que aconteceu com o outro blog

Quem acompanha o Viver desde o início sabe que, em outubro de 2011, eu migrei o blog para este novo endereço. Talvez tenham-se perguntado por que resolvi mudar de endereço na internet.
Ocorre que o email do hotmail, ao qual eram associados o outro blog e a conta do Google correspondente,  foi bloqueado por algum motivo e eu temi que futuramente eu também perdesse o acesso ao blog.
Isso não ocorreu. Até o mês passado o antigo blog Viver permaneceu sem alterações com um último post indicando o novo endereço.
Há um blog da minha igreja, com o qual colaboro, associado à mesma conta Google, o Comunicando Gama. De vez em quando, quando escrevia nesse blog Comunicando,   havia um alerta do Google, para que eu associasse um endereço do gmail àquela conta e eu não conseguia nunca finalizar esse procedimento, porque não recebia uma mensagem com o código próprio  no celular. Até que no mês passado percebi que devia selecionar a bandeira do Brasil e colocá-la antes do número do telefone.  Creio que por não ter percebido isso antes é que não recebera as mensagens com a senha anteriormente (rs).  Recebi então a senha e associei a conta a um  endereço gmail.
Tive então a ideia de voltar a usar o blog antigo. As últimas postagens naquele blog, e que estão aqui também, eram sobre a excursão do meu neto ao sul do Brasil. Gostei tanto do roteiro da excursão, pelas histórias que ele contou e pelas fotos, que refiz com ele e meu marido uma parte daqueles passeios. Resolvi assim continuar o blog com outras viagens e coloquei vários posts sobre passeios que fizemos ou lugares que conhecemos. Troquei o título do blog para Viajando em família.
Ele está lá. Se vocês quiserem, podem visitá-lo também. Boa semana para todos.

Viajando em família



sexta-feira, 14 de junho de 2013

Semana do Dia dos Namorados




Esta  semana é de homenagens.
Após o aniversário da Amanda, tivemos o Dia dos Namorados.
Como sabem, sou namorada do Cláudio desde 1969.
Aplico hoje os versículos de Eclesiastes 4:9 e 10, lembrando do casal Claudio e Celina e de todos os casais cristãos:
"Melhor é serem dois do que um (...), porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante." Eclesiastes 4:9 e 10
A propósito, o versículo 11 também é muito interessante. Leiam...
Em resumo, é muito bom ter um namorado, um esposo, um companheiro que ande junto para o que der e vier. Alguém para dividir os momentos da vida.
Alguém para compartilhar as notícias, as atividades, os sentimentos.
Embora já tenha passado o dia, dedico este post ao Cláudio, primeiramente e a todos os casais que se sentem namorados, nesta semana do Dia dos Namorados.


terça-feira, 11 de junho de 2013

40 anos


Quando vim para Brasília, ela era bem pequena. Tinha um ano e meio.
Nasceu em Porto Alegre e ainda me lembro de quando a levamos para casa, muito felizes com nossa primeira filhinha. Tinha um bercinho portátil rosa (que chamávamos de "moisés" lá em Porto Alegre),
a vovó ajudou a cuidá-la enquanto era muito pequena, já que eu trabalhava oito horas por dia.
Passeamos muito, eu e a avó a ajudamos a aprender a ler, depois estudei com ela para muitas provas e, mais tarde,  para concursos. Algumas vezes ficou doente e precisamos levá-la ao médico. E assim foi crescendo.
Mais tarde começou a trabalhar, casou-se, mudou, teve filhos, o mais velho passou a morar conosco.
Agora não a vemos muito mas nesta semana fomos visitá-la. Ela está muito feliz a proclamar: foi no domingo seu aniversário de 40 anos.
Que bom que está feliz com a passagem do tempo, que bom que pudemos estar com ela nesse dia de aniversário, embora rapidamente.
Que Deus a abençoe, Amanda! Você para nós continua sendo a bebezinha que esperamos com ansiedade e trouxemos para casa,a criancinha que levamos para a creche e para o jardim de infância, a estudante  e concurseira que ajudei, a menina que levava ao médico,  a jovem que gostava de passear e ir a festas, a adolescente que aconselhamos, a nossa filha enfim.
Continue sendo feliz e cuidando agora de seus filhos por sua vez. Continue vivendo e amadurecendo.
Só queremos dizer que te amamos. Seus pais.

sábado, 8 de junho de 2013

Dinâmica da árvore


Vou compartilhar hoje com vocês esta dinâmica. Estava numa reunião com um grupo de mulheres cristãs agora à tarde e foi-nos apresentada no final da reunião esta figura, para que pensássemos um pouco em como nos sentimos.
Na figura há um grupo de crianças em torno de uma árvore. A pergunta é: com qual das crianças você se identifica?
Gostaria que comentassem respondendo esta pergunta, se assim desejarem. Depois eu mesma direi minha resposta e comentarei mais a respeito do assunto.
Uma sugestão minha, que foi julgada interessante pelo grupo. Depois de imaginarem sua resposta, perguntem a um filho ou neto ou ao esposo como essa pessoa vê você.
É bom compararmos nossa autoimagem com a imagem que os outros têm de nós.
Um abraço! Boa semana!

domingo, 2 de junho de 2013

Conectados

Quando li a reflexão diária destinada ao dia de hoje, no livro Volta ao mundo em 365 dias, de Odailson Fonseca, lembrei imediatamente de compartilhar a leitura com vocês, que acompanham este blog.
A leitura de hoje falava da cidade de White Plains, no estado de Nova York, nos Estados Unidos. Mencionava que ali nasceu Mark Zuckerberg, cujo nome já é mais famoso do que o da cidade. Mas o que se tornou célebre e mexe com nossas vidas é a rede social que Mark criou - o facebook, que todos ou quase todos conhecemos.
A rede, conforme o artigo, tem mais de um bilhão de usuários. Se fosse uma cidade, a rede seria uma metrópole.
Mas o autor acrescenta que esse prodígio do universo virtual - Zuckerberg - assumiu publicamente que não acredita em um Deus real.
Transcrevo a conclusão:
"Neste mundo, você pode estabelecer muitas conexões por meio das redes sociais. Seu perfil pode ter inúmeros amigos virtuais. Mas se você estiver desconectado de Jesus, garanto que nada disso vai lhe fazer feliz de verdade. Nem mesmo um gênio bilionário será verdadeiramente completo sem a certeza no coração de que Deus existe.
A presença de Cristo em sua vida é uma riqueza que o conecta ao trono do Universo. Para se manter on-line com Jesus, que tal deixar de lado, por alguns instantes, as atrações do mundo virtual e se ligar à realidade do amor de Deus por você? Para que isso aconteça, nada melhor do que estudar a bíblia e dedicar momentos a sós em oração. (...) antes de conferir seu perfil na rede social, que tal se conectar com Deus em oração?"
(Fonte: Fonseca, Odailson. Inspiração juvenil - Volta ao mundo em 365 dias. CPB, Tatuí, 2013.) 

Veja também
Viajando em família